Subscribe to our RSS Feeds

História da Comunicação Visual (PARTE 1/10)

0 Comments »
Pedras e Cavernas - Os Cro-Magnons

Viveram nos anos 40.000 a.C. a 10.000 a.C., foram pessoas anatomicamente modernas, eram ligeiramente mais robustos e seus cérebros tinham mais capacidade do que o do homem moderno.

Quando chegaram a Europa, cerca de 40.000 a.C., eles trouxeram esculturas, gravuras, pinturas e ornamentação corporal, da música a objetos de decoração.
Os artefatos encontrados são: cavernas pintadas, esculturas, lanças, ferramentas, roupas e tecidos. Tinham cabanas contruídas de pedras, argila, ossos etc. Eles podem ter sido os primeiros seres humanos a criar um calendário, cerca de 15.000 a.C.

Pinturas das Cavernas


Pinturas em pedras e nas cavernas, normalmente datadas dos tempos pré-históricos, 40.000 a.C. Acredita-se que são pinturas feitas pelos xamãs ou anciãos.

Os temas mais comuns nas cavernas, são grandes animais selvagens, tais como cavalos, veados e traçados de mãoes humanas. Desenhos de seres humanos são raros.









As pinturas foram desenhadas com vermelho e amarelo ocre, hematita, óxido de manganês e carvão. Essa pinturas foram feitas com a intenção de aumentar o número de animais para caçar.

Uma teoria moderna, baseada em estudos sobre caçador-produtor nas sociedades, é que as pinturas foram feitas pelo xamã. O Xamã se recuava na escuridão das cavernas, entrava em um estado de transe e em seguida, pintava imagens de suas visões. Isso vai de algum modo explicar o afastamento de algumas pinturas e da variedade de assunto.















Petroglifos

Petroglifos são imagens nas pedras feias por meio de incisão, normalmente em tempos pré-hitórico, especialmente neolítico. Eles foram uma importante forma de pré-escrita (símbolos), usado na comunicação cerca de 10.000 a.C. até os tempos modernos, em função da cultura e da localização.
Muitos Petroglifos representam algum tipo de linguagem simbólica ou ritual ainda não compreendido.












Os Petroglifos mais antigos estão datados cerca de 10.000 a.C. a 12.000 a.C. Por volta de 7.000 a.C. a 9.000 a.C. foram começando a surgir outros sinais, como pictogramas e ideogramas. Petroglifos ainda eram comuns, porém, muitas sociedades tribais continuaram usando por muito tempo. Estas imagens provavelmente tiveram um profundo significado cultural-religioso para as sociedades que as criaram.
Alguns pesquisadores têm notado a semelhança de estilos diferentes em diferentes continentes, ao mesmo tempo, espera-se que todas as pessoas teriam se inspirado em seus arredores, é difícil explicar esses estilos comuns.

Muitos dos padrões geométricos, que se repitiam nas carvernas e pinturas têm-se revelado como "hard-wired" no cérebro humano, ocorrem frequentemente em distúrbios visuais e alucinações provocadas pro drogas, enxaqueca e outros estímulos.

0 Responses to "História da Comunicação Visual (PARTE 1/10)"

Postar um comentário